O leite de vaca está sendo muito discutido pelos especialistas, mas ele é um alimento bom ou ruim???

É um alimento rico em proteínas e cálcio. Também contém fósforo e outros nutrientes. Isso tudo é verdade… Mas ele é importante para o bezerro e não para o ser humano.

O nosso organismo funciona com equilíbrio e harmonia. Um nutriente interfere no outro e tudo deve estar em plena sintonia. Um exemplo disso é que para o organismo utilizar melhor o cálcio, ele precisa de outros nutrientes como magnésio, boro, manganês, vitamina K etc…

Comprovadamente o leite é um dos alimentos que  mais causam alergias,principalmente as chamadas alergias tardias. De fato é um alimento rico em proteínas, mas são conhecidas pelo menos 25 frações protéicas que o nosso organismo não consegue digerir. Não temos enzimas para quebrar essas proteínas e utilizá-las. O  organismo vai reconhecer como “inimigo” e vai ativar o sistema imunológico. Podendo levar a processos inflamatórios.

O consumo de leite e derivados aumentou muito, causando um desequilíbrio no organismo. Por outro lado houve uma diminuição na ingestão de hortaliças, frutas e leguminosas contribuindo para piora desse desequilibrio.

Atualmente a qualidade do leite de vaca está comprometida pela utilização de hormônios e antibióticos nos animais. 

Relação do consumo de leite de vaca e derivados e processos alérgicos: otite, bronquite, asma, obesidade, gastrite, dores articulares, doenças autoimunes, artrite reumatóide, diabetes, enxaqueca, cansaço crônico, depressão, obstipação intestinal etc…

Então devo retirar leite e derivados da alimentação? Na verdade o que precisa é equilibrar o consumo desses alimentos, evitar o excesso. Mas só um profissional especializado poderá indicar o caminho certo a percorrer, cada ser humano é único e deve ser tratado individualmente no que diz respeito a alimentação.

Equilibrio é o segredo.